Como os condomínios economizam MUITO dinheiro apenas com o monitoramento de Águas Predial.

“Tivemos um problema no Empreendimento Floradas onde não possuíamos o sistema de monitoramento.

Uma conexão de saída de umas das Bombas de Recalque estourou e inundou a Casa de Bombas danificando as 4 Bombas de Recalque existentes.

Resumidamente tivemos um grande prejuízo no rebobinamento de todas as Bombas de grande potência. Além de toda logística para mobilizar peças muito pesadas.”

Eng. Flavia Schindler, HS Tressoldi incorporações Ltda.

imagem ilustrativa

gallery/bomba alagada

Querido sindico,

 

O que tenho para falar certamente lhe interessa muito. Quero evitar que você tenha uma grande dor de cabeça, e ainda, quero ajudar você a reduzir despesas no seu condomínio. O popular “matar dois coelhos numa cajadada só”.

Conheço muito bem como é a vida de um síndico – e reconheço que não é NADA FÁCIL. Muita reclamação e pouca mão amiga para ajudar. Vamos mudar essa situação - você vai passar a receber elogios dos seus condôminos e o seu trabalho será reconhecido pela eficiência.

Você sabe do que estou falando? De problemas relacionados aos sistemas de águas nos condomínios.

Se você nunca passou por algum problema relacionado aos sistemas de águas – você é uma pessoa de sorte, daquela que nasceu virado para a lua - mas saiba que essa sorte não durará para sempre – mais cedo ou mais tarde pode ocorrer alguma situação como aconteceu no Empreendimento Floradas.

Problemas com sistema hidráulicos podem acontecer a qualquer momento, em empreendimentos antigos ou novos. A Construtora HS TRESSOLDI é uma das maiores e melhores construtoras que conheço, mas até eles não estão blindados de possíveis problemas, por isso eles investiram num sistema de monitoramento eletrônico – um sistema automatizado que inspeciona ininterruptamente os sistemas de águas de condomínios. Veja outro evento que aconteceu de novo com a HS TRESSOLDI.


Outro evento foi devido a uma grande chuva, onde o sistema de infraestrutura pública não foi capaz de drenar a água recebida, e o Empreendimento recebeu grande contribuição da água da rua.

Causou alagamento da Casa de Bombas (2 m de altura) que abrigavam 4 bombas de 20CV cada.

Graças ao sistema de monitoramento instalado, a central identificou a inundação e impediu que as bombas acionassem.

O investimento no sistema se pagou muito rápido, pois estávamos com prédio entregue recentemente há 8 meses.

O principal benefício em automatizar os sistemas de águas nos nsossos empreendimentos é a antecipação dos problemas, possibilitando atuação rápida, sem causar quaisquer danos nos equipamentos existente. A segurança que esse tipo de automação porporciona, principalmente em antecipar possíveis problemas, que qualquer dispositivo está sujeito a apresentar é o principal motivo que investimos nesse tipo de tecnologia, que apresenta grande expectativa de economia - O investimentoé muito válido pois se paga na primeira ocorrência que possa surgir, não só pensando em valores materiais, mas também em valores relacionados ao bem-estar dos moradores. Recomento para todos os condomínios e construtoras o investimento nesse tipo de automação.

Eng. Flavia Schindler, HS Tressoldi incorporações Ltda.imagem ilustrativa

gallery/portaldoparque
Casa de Bombas Portal do Parque

Obrigado Flavia, vindo de vocês eu me sinto ainda mais lisonjeado.

 

Mas você que é um sindico precavido e tem um plano de manutenção preventiva periódico não é mesmo? Ok, realmente acredito que você até está protegido de possíveis dores de cabeça, mas quanto isso custa?

 

Profissionais especializados cobram mensalidades por bomba para realizarem a manutenção preventiva “in locco”.

 

E muitas vezes o total anual pago por manutenção periódica pode, DEFINITIVAMENTE, não gerar economia e você precisa gerar economia para o condomínio, se lembra?

 

Manutenções periódicas custam e MUITO porque:

  • Faz-se manutenção mesmo com a bomba em condições ótimas – o famoso “Pelo sim, pelo não é melhor fazer a revisão”;
  • Por outro lado, não faz a revisão porque acabou de passar por uma no mês passado, entretanto, o uso excessivo dessa bomba recentemente exigiria a sua manutenção;
  • Vícios ocultos como sobrecarga elétrica ou picos de tensão passam desapercebidos ao olho humano;
  • Entre uma visita e outra, pode haver algumasituação específica, como aconteceu no condomínio Serra da Estrela em São José dos Campos onde, com certeza, teriam um amargo prejuízo se não fosse o sistema de monitoramento de águas automatizado...

“Tivemos um problema na caixa d'água, onde a boia quebrou e a água começou a vazar onde ficam as bombas de recalque, podendo inundá-las. O Sistema de monitoramento automático avisou que havia dado transbordo e pudemos tomar providencias a tempo. O benefício foi ele avisar exatamente onde estava o problema e qual era.”

Fernando Amorim, Síndico - Cond. Serra da Estrela

 

Entendeu o tamanho do seu problema?

 

A manutenção preventiva periódica é cara e não garante que os problemas deixem de acontecer.

 

Mas, muita calma nessa hora – Nessa vida, para tudo tem uma solução!

 

E sabe qual é? O monitoramento eletrônico em tempo real - Um sistema eletrônico de monitoramento remoto que detecta falhas em todos os sistemas de águas limpa, reuso, esgoto, pluvial, servidas, caixas de gordura e etc. – Qualquer tipo de falha no sistema é identificado imediatamente pelo TPS CentralMAX (O mesmo sistema relatado pela Eng. Flavia e o Sr. Fernando). O desligamento da bomba com defeito e o acionamento da bomba reserva, por exemplo acontecerá de forma autônoma. Os alertas de manutenção preventiva baseado no tempo de operação e ociosidade das bombas serão enviados automaticamente.

 

Automatizar o sistema de águas do condomínio numa única plataforma TPS CentralMAX permite rápida intervenção e manutenção do sistema pelo próprio condomínio ou por profissionais capacitados, mas apenas quando necessário – e não periodicamente - e mais, você saberá exatamente o diagnóstico do problema. Conhecimento é tudo e nesse caso, uma boa arma contra qualquer tipo de “serviço adicional”.

 

Apenas um TPS CentralMAX controla todos os sistemas de águas existentes e fica instalado no próprio condomínio. O monitoramento é remoto, ou seja, é realizado a distância, pela internet. Os alertas de manutenção e relatórios serão enviados automaticamente por email, SMS e/ou chamada telefônica, conforme o nível da urgência. E se tiver um problema na internet ou no telefone? O TPS CentralMAX também emite alarmes – sinais sonoros, para avisar que alguma coisa está acontecendo – aí, é só ler no painel qual é o problema e tomar as providencias.

 

É assim mesmo, simples e confiável!

 

 

A possibilidade de uma gestão mais profissional, técnica e controlada no pós-obra e decisões junto ao cliente final foi o que nos motivou a instalar o TPS CentralMAX no nosso empreendimento.O Desligamento de todo o sistema de bombas no caso de uma inundação e a comprovação junto ao cliente que as manutenções preventivas não estavam sendo realizadas em função do horímetro, nos fez ganhar uma melhor significativa na relação com o nosso cliente.

Felipe BrunelliManzano, MZ3 Engenharia – Aquarius, São José dos Campos

 


E não podia deixar de colocar o depoimento do André – ele quem confiou na primeira versão do sistema TPS CentralMAX e teve importante contribuição na disseminação do sistemas para várias outras construtoras e condomínios.

 

" A falta de água nos condomínios é dos principais fatores de reclamações e o TPS CentralMAX é uma solução que auxilia na minimização deste problema. Podemos citar diversos benefícios que vão desde não deixar o condomínio em situação desconforfortável pela falta de água até a preservação dos equipamentos instalados no sistema de recalque de água. A economia que o sistema pode proporcionar vai desde a redução do desperdício de água (alarme do extravasor, que sinaliza algum defeito na boia, que desliga a bomba) até mesmo a conservação das bombas (alarme de alagamento da casa de bombas, horímetro de funcionamento do equipamento que auxilia na programação das manutenções preventivas).

Nestes quase cinco  anos com o TPS CentralMAX instalado, foram muitas as atuações do equipamento. Moro no condomínio onde instalamos o primeiro equipamento e trabalho no edifício comercial onde instalamos nosso último dispositivo e pude acompanhar de perto seu funcionamento. A diferença perceptível aos usuários do condomínio, que não participam e/ou conhecem o funcionamento do condomínio, é que praticamento não ficam desabastecidos de água. Pàra quem participa das manutenções e controla o funcionamento do condomínio, além do monitoramento do nível de água nos reservatórios, também é possível planejar a manutenção preventiva dos equipamentos e em casos de emergências, pode preservar os equipamentos de um alagamento da casa de bombas. Passamos já pela situação do TPS CentralMAX alarmar o alagamento da casa de máquinas em um condomínio e assim foi possível evitar que as duas bombas ficassem submersas. A economia da preservação destes equipamentos com certeza significou mais que o valor da instalação do TPS CentrlaMAX, além de evitar que o condomínio ficasse sem água potável durante um período consideravelmente grande até a substituição ou reparo dos equipamentos.

Recomendo o TPS CentralMAX. Instalamos o primeiro equipamento em condomínio entregue no final de 2011 e daí em diante todos os nossos novos empreendimentos foram entregues com o equipamento.

André Luís Fedato, Gerente de Obras da Construtora e Pavimentadora Costa Norte Ltda.

imagem ilustrativa

Royal Office
BoulevardAquarius
CentralMax no RoyalOffice
painelRoyalOffice

Vindo do André, eu não poderia receber um depoimento tão cuidadosamente escrito – Meus sinceros agradecimentos pela confiança e parceria nesses anos. Você e toda a equipe da Construtora Costa Norte foram essenciais no desenvolvimento das tantas funcionalidades de monitoramento e atuações automáticas que o TPS CentralMAX oferece hoje. A Costa Norte é referência no Vale do Paraíba em empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão e saber que o TPS CentralMAX vem sendo instalado em todos os empreendimentos da Costa Norte é, sem dúvida, um grande orgulho para mim e toda a equipe da TPS.

E aí meu caro amigo sindico, vai querer ficar com o mico na mão, sabendo que existe uma solução pronta e aprovada por quem entende de condomínios?

O mais incrível é que todo essa tecnologia e benefícios pode estar instalado no seu condomínio de um jeito muito fácil.

 

Se ainda tiver dúvidas, fique à vontade em nos contatar. Meu nome é Juandres, sou Eng. Eletricista, especializado em sistemas de automação industrial, comercial e residencial. Nossa empresa fica em São José dos Campos e sou o sócio fundador da TPS – Tecnologia com inteligência.

 

 

 

gallery/assinatura juandres
gallery/assinatura juandres